Para entender o que são antioxidantes e como eles são importantes para o organismo, primeiro é necessário entender o que são radicais livres.
Radicais livres
Os radicais livres são resultados de diversos processos orgânicos, ocorrendo devido à fatores tanto externos quanto internos do nosso corpo.
Internamente, nossas células precisam de oxigênio para transformar os nutrientes dos alimentos em energia e, ao realizar este processo, libera moléculas de radicais livres. Essas moléculas são instáveis e possuem carga negativa, e procuram se agregar rapidamente à outras moléculas de carga positiva com a qual ele vai reagir e oxidar. Ao fazer isto, os radicais livres danificam as células sadias do nosso corpo, e quando há muitas dessa moléculas, pode haver até dano ao DNA das células.
A parte boa é que o corpo consegue combater os radicais livres que surgem através de processos químicos internos como o descrito acima, mas infelizmente esta não é a única fonte de radicais livres atualmente, há também as fontes externas. Com esta, o nosso corpo não consegue brigar sozinho. Algumas das causas externas de formação de radicais livres são:
- Poluição ambiental;
- Gases de escapamentos de veículos;
- Raios X;
- Radiação ultravioleta do sol;
- Fumo e fumaça de cigarro;
- Álcool;
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc);
- Stress;
- Alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos, etc).
Antioxidantes
É nesta parte que entram os antioxidantes. São eles que combatem os radicais livres e interrompem o processo de oxidação. Eles tem carga positiva, e se agregam ao radical livre, neutralizando-o.
Os antioxidantes produzidos naturalmente pelo nosso corpo combatem os radicais livres também produzidos naturalmente, e temos também que ingerir antioxidantes através da nossa alimentação para combater os radicais livres de origem externa.
10 alimentos antioxidantes
Frutas cítricas - são fontes de vitamina C, atua no retardo do envelhecimento precoce.Cacau - rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.
Açafrão - fonte de curcumina, protege contra doenças cardiovasculares e contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
Tomate - fonte de licopeno, seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago.
Suco de uva integral - fonte de resveratrol, atua eliminando os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Linhaça - fonte de ômega 3, apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.
Oleaginosas - fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e combatendo o envelhecimento precoce.
Cenoura - fonte de betacaroteno. Atua no retardo do envelhecimento precoce.
Óleo de coco - rico em vitamina E, atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares.
Chá verde - é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
Fonte:
APOLINARIO, Catharina. Inclua antioxidantes no seu cardápio e ganhe saúde. Disponível em http://cyberdiet.terra.com.br/10-alimentos-antioxidantes-12-1-12-42.html. Visto em 19 jun 2013.
SALGADO, Jocelem. Antioxidantes e radicais livres; saiba o que fazem e o que são. Disponível em http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida.htm. Visto em 19 jun 2013.
PARNES, Robin. Como funcionam os antioxidantes. Disponível em http://saude.hsw.uol.com.br/antioxidantes1.htm. Visto em 19 jun 2013.
Por que os antioxidantes são importantes para a nossa saúde? Site Cultura Mix. Diponível em http://www.culturamix.com/saude/por-que-os-antioxidantes-sao-importantes-para-a-nossa-saude. Visto em 19 jun 2013.
No comments:
Post a Comment