A lagoa de Arituba, localizada no município de Nísia Floresta, a 35km de Natal A lagoa de Arituba também conta com sete bares-restaurantes alem mesas, cadeiras e guarda-sóis diante da lagoa, os restaurantes oferecem redes na varanda, e um variado cardápio de drinques, petiscos e refeições. Circundada por dunas cobertas de vegetação, a lagoa é bicolor: a parte clara (azul ou verde, dependendo da luz) é rasa, demarcada para banho, e a parte escura tem grande profundidade, mas é águas mansas, basta saber nadar para percorrê-las também. Pedalinhos de grandes rodas de metal flutuam sobre ambas as cores. Também tem caiaque.
As empresas que exploram o local são a Dandará turismo e eventos e Brasil RN turístico essas empresas não utilizam a lagoa de forma sustentável para isso basta ver a sujeira deixada pelos turistas depois que saem deixando a lagoa cada vez com a objetos que agridem a fauna e flora local.
São praticados alguns esportes na lagoa como caiaque, pesca, mergulho mas todos sem a vistoria de um profissional de educação física, dos esportes o mais predatório ao local é pesca porque não há um controle dos peixes retirados da lagoa isso fazendo os pescadores retirar peixes de todos os tamanhos quanto ao caiaque também não a um controle isso acaba fazendo muitas vezes entrar muitos caiaques na lagoa assim perturbando a fauna local.
O caiaque também é muito perigoso pois os instrutores também não ensinam o movimento e não tem ninguém para fazer um resgate num barco a motor caso o bote vire.
Dos profissionais que estavam atuando nos esportes da lagoa eram sempre supervisores e instrutores todos eles com no Maximo o fundamental terminado.
Quanto à metodologia utilizada nas praticas apenas de Método de trabalho independente: Esse método consiste na aplicação de tarefas para serem resolvidas de forma independente pelos turistas, porém dirigidas e orientadas pelo orientador ou supervisor, pois no local não tinha professor.
Assim concluímos que a lagoa de Arituba é um belo local para praticas da natureza, mas esta sendo muito mal explorada pela empresas de turismo do Rio Grande do Norte que insistem em praticas não sustentáveis, que visão apenas o lucro e não trazem benefícios algum ao local e ao meio ambiente.
por: Thalles Valério, gilian, wesley e wellington.
No comments:
Post a Comment