Uma dieta para cada tipo de pessoa
Cada pessoa tem um tipo metabólico único – Não existe nenhuma dieta que seja adequada para toda a gente. O tipo metabólico é um sistema que permite determinar que alimentos são melhores para cada pessoa. Existem três tipos metabólicos diferentes:
Tipo Proteína
São oxidantes rápidos e têm predomínio do sistema nervoso parassimpático. São aquelas pessoas que têm sempre fome e preferem alimentos salgados, ricos em gorduras e não podem viver sem comer carne ou com dietas baixas em calorias porque se sentem cansadas e sem energia.
- São grandes devoradores. Têm sempre um grande apetite, não podem passar mais de 3 dieta da proteina horas sem comer e têm sempre fome, mesmo depois da refeição.
- Preferem chouriço a bolos. Têm mais tendência para os alimentos salgados, gordos e amargos. 0 doce provoca-lhes ansiedade e deixa-os sem energia. A sua dieta é rica em proteínas e gorduras mas não engordam.
- Não podem seguir dietas baixas em calorias. Se comerem pouco e passarem fome não só ficam extremamente nervosos como também podem ganhar peso apesar do sacrifício.
- Têm subidas e descidas de energia. Por fora podem parecer hiperactivos mas na verdade estão esgotados por dentro. A ansiedade leva-os a comer mais.
- No desporto são resistentes e fortes. São pessoas que precisam de fazer exercício físico todos os dias para terem energia, mesmo quando estão esgotados são capazes de calçar as sapatilhas e ir correr. Dão-se bem com os desportos de ‘resistência e em desportos de equipa são os que mantêm a união e harmonia no grupo.
ALIMENTOS A EVITAR NA DIETA TIPO PROTEÍNA
ÁLCOOL - É um veneno para o metabolismo do tipo proteína por ser um açúcar simples. Um copo costuma chegar para perderem a sobriedade e a ressaca é terrível.
CAFEÍNA - Tratando-se de pessoas com dominante parassimpática a cafeína estimula as glândulas adrenais e acaba por as esgotar. Se insistirem em tomar chá ou café, pelo menos que seja orgânico e nunca ultrapassar as duas chávenas por dia.
AÇUCAR - Não devem acrescentar açúcar ou mel aos alimentos e devem evitar os açúcares ocultos em comidas enlatadas e processadas, prestando especial atenção a ingredientes como: melaço, xarope de milho, fructose, maltose, dextrose, etc.
SUMOS DE FRUTA – É melhor evitá-los devido ao seu elevado conteúdo em açúcar. Os sumos de citrinos caem-lhes mal.
ALIMENTOS DE ELEVADO ÍNDICE – Os cereais completos, as frutas, os doces, etc. provocam uma subida rápida da glucose sanguínea e falta de energia no tipo proteína.
São oxidantes lentos com domínio do sistema nervoso parassimpático. Costumam ter um apetite normal ou baixo e comem pouco, alimentos doces e precisam de tomar estimulantes como o café para terem energia. Costumam ter problemas para manter o peso.
- Comem pouco. Têm pouco apetite, enchem-se facilmente e podem passar sem uma refeição, sem dar grande importância ao que comem.
- Adoram os doces. Podem comer doces sem ficarem enjoados e precisam de açúcar quando lhes falta energia.
- Dependem da cafeína. Precisam de um empurrão de energia para começar o dia, já quehidratos de carbono não conseguem comer muito ao pequeno-almoço. Recorrem ao café ou chá ao longo do dia para se manterem activos.
- Têm tendência para engordar. Apesar de comerem pouco, os quilos vão-se acumulando. Costumam ser pessoas magras enquanto jovens que vão engordando com o passar do tempo sem saber bem por que o seu metabolismo vai ficar mais lento.
- Personalidade eficiente. Os tipo hidrato de carbono costumam ter as suas metas muito claras e são muito motivados. Costumam ser viciados no trabalho ou nas suas actividades favoritas e têm uma grande capacidade de concentração. A sua resistência física é limitada porque não costumam comer muito e ficam sem energia rapidamente.
- Rápidos e competitivos. No desporto são rápidos, competitivos e agressivos nos desportos de equipa. Não se costumam interessar pela resistência e fundo.
ALIMENTOS A EVITAR NA DIETA HIDRATO DE CARBONO
ÁLCOOL - É mau em qualquer tipo, levando a desequilíbrios da insulina e aumento do armazenamento de gordura.
CAFEÍNA - Apesar de tolerar melhor a cafeína que os restantes tipos deve ser consumida com moderação, de preferência de origem orgânica e nunca mais do que duas chávenas por dia.
AÇÚCAR - Apesar de lhes apetecer e poderem comer sem ficar mal-dispostos, devem ter em conta que em grandes quantidades o açúcar provoca doenças.
CARNES VERMELHAS - Devem comer carnes vermelhas apenas ocasionalmente ou evitá-las sempre se caírem mal.
ALIMENTOS RICOS EM PURINAS - Os mariscos, vísceras e carnes muito gordas são ricos em purinas que se oxidam muito lentamente e lhes provocam mal-estar e doenças.
ALIMENTOS RICOS EM GORDURAS - Devem seguir uma dieta baixa em gorduras, evitando alimentos doces e gordos como gelados, manteigas, cremes de chocolate ou amendoim, etc. É melhor escolher gorduras saudáveis como o azeite e os frutos secos e consumi-los com moderação.
ALIMENTOS SUPRESSIVOS DA TIRÓIDE – As couves e sua família (brócolos, couves de Bruxelas, repolho, couve-flor, mostarda, nabos, agriões, etc.) agem sobre a tiróide e podem tornar o metabolismo mais lento. Devem aumentar a ingestão de iodo através de sal iodado ou alga kelp com estas verduras.
No comments:
Post a Comment