Antes elas só estavam nas academias especializadas, mas, de uns anos para cá, ocuparam as academias convencionais e não foi à toa: as lutas melhoram o condicionamento físico, queimam muitas calorias, ajudam a deixar o corpo em dia e, de quebra, nocauteiam o estresse. Portanto, vá à luta! Conheça cada uma das modalidades e veja qual tem mais a ver com você. E não se esqueça: antes de qualquer atividade física, é obrigatório passar por avaliações física e médica.
MUAY THAI
O que é: Modalidade tailandesa que originalmente era utilizada para defesa pessoal. Os praticantes usavam cordas enroladas nas mãos. As cordas foram substituídas por luvas e algumas regras foram adotadas ao longo dos anos. As aulas são divididas entre exercícios aeróbios e técnicos.
Indicações: Se o seu interesse for defesa pessoal, é uma ótima opção. Se for manter a forma, também. “O Muay Thai ajuda a emagrecer e fortalece, principalmente, os tríceps, ombros e trapézio”, explica Gilvan Santana, instrutor da modalidade na academia 99. “Eu já cheguei a perder 2 kg em um treino”. Mas claro que esse número é para pessoas experientes, como Gilvan.
Contraindicações e cuidados: “Não aconselho para os que têm problemas no joelho ou articulações”, diz o treinador. No início, o aluno deve praticar os movimentos com os sacos de areia e só depois partir para exercícios em dupla, para não se machucar.
Caloria gasta por aula: Até 1000*.
Duração da aula: Entre 1h e 1h20.
KARATÊ
O que é: Arte marcial que ensina defesa pessoal usando os pés, as mãos, os cotovelos e os joelhos nos golpes.
Indicações: Bom para diminuir o estresse, controle emocional e auxilia até nas relações pessoais, segundo o professor Robson Maciel, da Fórmula Academia, em São Paulo. “Essa luta ajuda, inclusive, na preparação para a vida profissional e familiar”. Ele diz ainda que o esporte emagrece, fortalece as pernas e os braços, aumenta a agilidade e o equilíbrio.
Contraindicações e cuidados: Não há nenhuma contraindicação, porém, Maciel aconselha a ter hábitos saudáveis: “alimente-se e durma muito bem”.
Caloria gasta por aula: Até 950*.
Duração da aula: 1 hora.
KICK BOXING
O que é: Modalidade de luta de contato que une chutes do karatê e as técnicas de socos do boxe.
Indicações: Homens, mulheres e crianças que queiram aprender defesa pessoal e equilibrar as emoções são bem-vindos. Para os adultos, melhora os músculos das pernas, coxas e glúteos. “Tonifica os músculos, melhora o condicionamento cardiovascular e respiratório e ajuda na perda de gordura corporal”, explica o professor da modalidade Luciano Basile, da Fórmula Academia.
Contraindicações e cuidados: Nenhuma, desde que não haja algum problema de saúde que proíba atividades físicas.
Caloria gasta por aula: Em média, 500*.
Duração da aula: 1 hora.
HIDRO FIGHT
O que é: Essa não é uma aula que tem como objetivo ensinar a lutar. Entrar em forma e se divertir muito, sem passar calor, é o que propõe a modalidade
Indicações: Para quem procura uma atividade com menos impacto, essa, por ser na água, é excelente. O esforço físico é grande, pois todos os movimentos, inclusive os de braço, são feitos submersos. Capacidade cardiorespiratória, queima de calorias e flexibilidades são as maiores vantagens da aula.
Contraindicações e cuidados: Fazer os exames médicos normais de qualquer modalidade.
Caloria gasta por aula: Cerca de 400*.
Duração da aula: 1 hora.
JIU-JITSU
O que é: Uma luta que busca através de estrangulamentos e chaves a submissão do adversário. Apesar da fama, o Jiu-jitsu, se for ensinado por bons profissionais, não estimula a agressividade e não é uma modalidade violenta.
Indicações: É uma boa alternativa para manter o corpo saudável e em forma. “Ajuda na perda de peso, condicionamento físico, disciplina e autoestima. Também tonifica a musculatura do corpo todo”, explica Victor Inácio, professor da Fórmula Academia.
Contraindicações e cuidados: “Desde que o professor saiba respeitar as limitações de cada aluno, não há contraindicação”, diz Murilo Santana, também professor de Jiu-jitsu. Para a luta, é necessário manter as unhas curtas e a higiene em geral (já que é um esporte de contato). Além disso, alimentar-se corretamente antes e depois das aulas.
Caloria gasta por aula: Até 1.000*.
Duração da aula: 1h30.
BOXE
O que é: Famoso esporte de combate que utiliza os punhos, com técnicas de ataque e defesa. As aulas desenvolvem preparo físico e rapidez, oferecem grande gasto calórico e alívio para o estresse do dia-a-dia
Indicações: Aos que procuram aumento da capacidade cardiorrespiratória, da força e resistência muscular, aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio, manutenção ou perda de gordura e socialização. Para melhorar, ajuda a tonificar a musculatura dos membros superiores e inferiores.
Contraindicações e cuidados: Pessoas de qualquer faixa etária podem fazer, lembrando que antes de começar qualquer atividade física é necessária uma consulta médica. Além disso, vá com calma e não pule as etapas.
Caloria gasta por aula: Entre 500 e 800*.
Duração da aula: Entre 1h e 1h30.
AULA DE BOXE
O que é: Diferente da luta, nessa aula, o aluno passa por todos os aparelhos da sala, em circuito, e não luta com adversários. O aluno só parte para a luta só se quiser e depois de estar avançado na prática. “Nas primeiras aulas, os alunos fazem exercícios educativos em frente ao espelho, para aprenderem os fundamentos básicos. Depois disso, de acordo com o aluno, montamos treinos que utilizam corda, arremessos, esquivas, sombra no espelho, saco, bob [um boneco de borracha do tamanho de um homem para ser golpeado], abdominais e outros exercícios para aprimorar a técnica e o condicionamento físico”, explica o professor da Cia Athlética, Atila Rodrogues, o Cebola. “Os alunos só sobem no ringue depois de ter experiência. É uma aula recreativa e terapêutica”, afirma Claudia Mendonça de Barros, gerente técnica de lutas da mesma academia.
Indicações: Emagrece, tonifica a musculatura, alivia o estresse e é indicado para quem acha a luta tradicional muito pesada. Faz bem para o corpo todo. Mas os músculos mais trabalhados são os do tórax e braços e, como é uma aula aeróbica, também beneficia o abdômen. Nos três primeiros meses, já é possível notar as mudanças no corpo.
Contraindicações e cuidados: Não há contraindicações, mas a aula pode ser adaptada de acordo com o aluno. “É bom ser individualizado, pois cada pessoa tem um perfil. Se alguém tem problema no joelho, não pode pular corda, por exemplo”, explica Claudia.
Caloria gasta por aula: Em média, 600*.
Duração da aula: Livre, mas a média é 1 hora.
KUNG FÚ WUSHU
O que é: “De origem chinesa, inspirada na natureza e nas habilidades dos animais, seu objetivo é o aperfeiçoamento físico, mental e espiritual”, diz Yoshihide Takahashi, professor da modalidade na Fórmula Academia.
Indicações: Para quem procura melhorar equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, concentração e aprender uma técnica de defesa pessoal. É bom para quem quer emagrecer e definir a musculatura e, para melhorar, equilibrar as emoções.
Contraindicações e cuidados: Nenhuma, se o médico não fizer nenhuma restrição após os exames, mas você deve seguir à risca as orientações do professor para não se machucar.
Caloria gasta por aula: Até 850*.
Duração da aula: 1 hora.
TAE FIT
O que é: Uma modalidade de aula que mistura movimentos do Tae Kwon Do com aulas aeróbicas. O objetivo não é de aprender uma luta. É uma aula para melhorar a forma física.
Indicações: Para quem quer trabalhar a capacidade cardiorrespiratória, força muscular, resistência aeróbia e anaeróbia, flexibilidade, agilidade, postura, coordenação motora, equilíbrio. Também é muito indicada para aliviar as tensões do dia-a-dia.
Contraindicações e cuidados: Se houver liberação médica, nenhuma.
Caloria gasta por aula: Até 700*.
Duração da aula: 50 minutos.
MMA (Vale Tudo)
O que é: É um mix de artes marcais. E não vale tudo. “Enfiar dedo no olho, chutar as partes baixas, puxar cabelo, segurar calção e outras coisas, não pode. Depende da competição”, explica Eduardo Telles Moreira, professor e atleta de MMA, da academia 99, em São Paulo. A grande diferença é que a luta é em pé e no chão. “Quando o cara cai, continua a luta: uma característica do Jiu-jitsu”.
Indicações: Qualquer pessoa pode fazer aula. Se quiser, pode fazer apenas a parte técnica e não participar da luta. “É indicado para quem quer uma aula bem dinâmica e quer entrar em forma. É um exercício muito aeróbio e completo”, afirma Eduardo.
Contraindicações e cuidados: Não tem idade para fazer. Mas é preciso usar protetores bucais e genitais, luvas, caneleiras, capacete, joelheira, cotoveleira e até um colete para costelas, em alguns casos. “Procure um bom profissional, como o esporte é muito novo, tem muito aventureiro por aí”, aconselha ele.
Calorias gasta por aula: 1000, em média*.
Duração da aula: 1h30.
CAPOEIRA
O que é: Sua origem é desconhecida, mas há muito tempo essa luta que envolve música e dança conquistou os brasileiros.
Indicações: Por ser uma aula em que todos lutam, tocam instrumentos e cantam, a socialização é um dos seus principais benefícios. Porém, o corpo também ganha – e muito –, pois todo o corpo é utilizado na modalidade. Pernas e barriga mais durinhos são os primeiros sinais.
Contraindicações e cuidados: Não abusar sem prática, para não machucar a si mesmo e nem os parceiros de luta (apesar de não haver contato físico, pode acontecer). Por ter pouco impacto, não há contraindicações, a menos que as restrições sejam impostas pelo médico.
Caloria gasta por aula: Em média, 750*.
Duração da aula: 1 hora.
KENPÔ HAVAIANO
O que é: Como seu nome diz, a modalidade não é brasileira. E chegou ao país há poucos anos. O objetivo dessa aula não também não é lutar. A modalidade mistura Karatê, Judô, Jiu-jitsu, Boxe, Kung Fu e Aikido.
Indicações: Para quem gosta de luta, mas não quer ter contato físico, essa modalidade beneficia a saúde e a forma física com poucas chances de se machucar. A aula tem até meditação. Os benefícios são notados, principalmente, na musculatura inferior do corpo.
Contraindicações e cuidados: Nenhuma.
Caloria gasta por aula: Em média, 850*.
Duração da aula: 1 hora.
BODY COMBAT
O que é: Aula aeróbica inspirada nas artes marciais, criada por uma empresa especializada em modalidades de academia, a Body Systems, na Nova Zelândia. Seu objetivo é beneficiar o corpo, e não ensinar técnicas de combate.
Indicações: Ideal para quem procura uma aula animada, pois a música eletrônica é alta e esquenta os alunos. As coreografias, que imitam golpes, ajudam a detonar as gordurinhas em excesso e ainda definem a musculatura, principalmente da parte inferior do corpo.
Contraindicações e cuidados: Nenhuma, após liberação médica. Mas use roupas que permitam a mobilidade e tênis com absorção de impacto.
Caloria gasta por aula: Em média, 750*.
Duração da aula: 50 minutos.
TAE KWON DO
O que é: Assim como o judô e o karatê, essa luta também é dividia por faixas. A maioria dos golpes são realizados com as pernas.
Indicações: Essa não é uma aula que estimule a agressividade. Ajuda a emagrecer e a enrijecer os músculos da cintura para baixo, principalmente.
Contraindicações e cuidados: Nenhuma, mas a velha regra não pode ser esquecida: antes de qualquer atividade, é obrigatório passar por um médico.
Caloria gasta por aula: 500, em média*.
Duração da aula: 1 hora.
TAI CHI CHUAN
O que é: Arte marcial lenta que estimula, em primeiro lugar, a concentração. É considerada uma atividade terapêutica, além de esportiva.
Indicações: O Tai Chi Chuan é ideal para pessoas que querem atividades mais leves, porém, não se engane: exige força muscular e ajuda a perder peso, sim.
Contraindicações e cuidados: Nenhuma.
Caloria gasta por aula: Não há cálculos.
Duração da aula: 1 hora.
CHI KUNG
O que é: Assim como o Tai Chi Chuan, seus movimentos também são mais lentos do que o de outras artes marciais. Essa aula chinesa é conhecida por fazer bem ao corpo e à mente.
Indicações: Diminui a ansiedade, melhora a circulação e amplia a capacidade de alongamento (o que colabora muito para a prática de outras atividades, esportivas ou não).
Contraindicações e cuidados: Nenhum.
Caloria gasta por aula: Em média, 250*.
Duração da aula: 1 hora.
NUNCHAKU-DO
O que é: O nunchaku é aquela arma com duas peças ligadas por uma corrente, que Bruce Lee utilizava em seus filmes. E essa aula ensina a manusear o instrumento. Os níveis também são divididos por faixas e, em alguns países, o nunchaku é considerado uma arma branca, por causa das extremidades feitas de madeira. “Hoje em dia, existe o nunchaku com o núcleo de plástico e revestido com espuma”, explica o professor da arte Simon Visser.
Indicações: “Aos interessados em aperfeiçoar a coordenação motora, a concentração, mas, também, melhora o condicionamento físico”, diz Simon.
Contraindicações e cuidados: É preciso usar roupas apropriadas e um capacete. Além disso, lembrar que está lidando com uma arma. É importante, também, manter a concentração e treinar com cuidado, para não ferir a si mesmo ou aos outros.
Caloria gasta por aula: Em média, 700*.
Duração da aula: 1 hora.
* Os cálculos de gasto calórico representam uma média. Esse número varia de acordo com o peso, a altura e o condicionamento físico de cada um.