Wednesday, February 23, 2011

Lagoa de Arituba RN e suas atividades físicas não sustentáveis.


A lagoa de Arituba, localizada no município de Nísia Floresta, a 35km de Natal A lagoa de Arituba também conta com sete bares-restaurantes alem mesas, cadeiras e guarda-sóis diante da lagoa, os restaurantes oferecem redes na varanda, e um variado cardápio de drinques, petiscos e refeições. Circundada por dunas cobertas de vegetação, a lagoa é bicolor: a parte clara (azul ou verde, dependendo da luz) é rasa, demarcada para banho, e a parte escura tem grande profundidade, mas é águas mansas, basta saber nadar para percorrê-las também. Pedalinhos de grandes rodas de metal flutuam sobre ambas as cores. Também tem caiaque.
As empresas que exploram o local são a Dandará turismo e eventos e Brasil RN turístico essas empresas não utilizam a lagoa de forma sustentável para isso basta ver a sujeira deixada pelos turistas depois que saem deixando a lagoa cada vez com a objetos que agridem a fauna e flora local.
São praticados alguns esportes na lagoa como caiaque, pesca, mergulho mas todos sem a vistoria de um profissional de educação física, dos esportes o mais predatório ao local é pesca porque não há um controle dos peixes retirados da lagoa isso fazendo os pescadores retirar peixes de todos os tamanhos quanto ao caiaque também não a um controle isso acaba fazendo muitas vezes entrar muitos caiaques na lagoa assim perturbando a fauna local.
O caiaque também é muito perigoso pois os instrutores também não ensinam o movimento e não tem ninguém para fazer um resgate num barco a motor caso o bote vire.

Dos profissionais que estavam atuando nos esportes da lagoa eram sempre supervisores e instrutores todos eles com no Maximo o fundamental terminado.
Quanto à metodologia utilizada nas praticas apenas de Método de trabalho independente: Esse método consiste na aplicação de tarefas para serem resolvidas de forma independente pelos turistas, porém dirigidas e orientadas pelo orientador ou supervisor, pois no local não tinha professor.

Assim concluímos que a lagoa de Arituba é um belo local para praticas da natureza, mas esta sendo muito mal explorada pela empresas de turismo do Rio Grande do Norte que insistem em praticas não sustentáveis, que visão apenas o lucro e não trazem benefícios algum ao local e ao meio ambiente.
por: Thalles Valério, gilian, wesley e wellington.
Posted by Coderz LAB at 11:18 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest

Carnaval, academias lotadas e exercícios repetitivos.


Estar chegando o carnaval e as academias estão lotadas agora é hora daquele gás final para deixar o corpo em forma.
Com o carnaval mais próximo é bem comum ver as academias lotadas o lado bom é que o dono da academia vai ganhar muito dinheiro, mas se o treinamento não for individualizado dificilmente o aluno terá seu resultado esperado por isso não aceite esses treinamentos estilo “receita de bolo” 3x10, 3x12... Peça uma avaliação física e veja como seu corpo vai evoluir com um treinamento individual porque cada pessoa vai reagir diferente ao mesmo estímulo.
Não é porque sua vizinha perdeu 10kg em dois meses fazendo treinamentos aeróbicos que você também vai ter o mesmo resultado com mesmo treinamento com certeza com um treinamento só seu você pode até ter resultados melhores.
Para você que não começou nenhuma atividade física em 2011 ainda estar em tempo de começar vamos nessa faça algo que gosta e verá como é bom sair do sedentarismo.
Por: Thalles Valerio
Posted by Coderz LAB at 11:04 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest

Exercícios Aeróbicos para o Carnaval


O Carnaval irá ocorrer neste ano somente no mês de março, mas desde já acompanhamos pela mídia a preparação física das rainhas e madrinhas dos desfiles carnavalescos. Também não é para menos. A atividade física garante a disposição necessária para manter o pique e a disposição durante horas de desfile, além de melhorar o condicionamento físico.

O treino aeróbico é uma das melhores alternativas para se preparar para o Carnaval. Essa modalidade de exercícios melhora a capacidade cardiorrespiratória e a resistência física, diminuindo a fadiga, mesmo após horas de samba no baile ou na avenida. Além dessas vantagens, o preparo físico também propicia a redução da gordura corporal, a diminuição da ansiedade e melhoria na autoestima.

Por isso, para quem já pratica atividades físicas, esse é o momento de caprichar nos exercícios. No caso dos sedentários, essa é uma boa época para iniciar uma modalidade física. Mas em ambos os casos o ideal é contar sempre com a supervisão de um treinador físico ou personal trainner.
Posted by Coderz LAB at 9:38 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest

Tuesday, February 15, 2011

Eles arrasam no Trapézio!

                                          Alice - Totalmente em forma!


                                          Fred - Aluno modelo!


                                        Laise - Bale + Pilates = combinação perfeita!
Posted by Coderz LAB at 3:58 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest

Tuesday, February 8, 2011

Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação



Quando falamos sobre seleção de exercícios, geralmente falamos sobre os exercícios que você deve fazer, mas isto não é o suficiente. Também devemos observar o outro lado igualmente importante da moeda: os exercícios que você não deve fazer.

Pense a respeito disso, você pode estar fazendo todos os exercícios certos, mas se você fizer apenas um que não deveria – porque ele é ineficaz ou inseguro – os seus resultados irão sofrer. Na melhor das hipóteses, um exercício ruim vai destruir a sua capacidade de recuperação.

Na pior das hipóteses, uma seleção ruim de exercícios pode gerar lesões que forçarão você a ficar um tempo longe da academia, e se você não percebeu, caso você não treine você não terá ganhos.

Aqui estão cinco exercícios que você deveria largar como se fosse um hábito ruim para a saude.
1. Desenvolvimento Por Trás da Nuca


Pergunta rápida: Você pularia de cima do telhado da sua casa só para conseguir ativar o máximo de fibras musculares das pernas ? Eu vou assumir que não.

Talvez você conseguisse realmente recrutar mais fibras musculares pulando do telhado, mas isso não faria muita diferença, pois você ficaria mais ocupado com coisas como: a) chorar como uma garotinha, b) chamar a ambulância, e c) procurar onde os seus joelhos foram parar.

Seguindo o mesmo padrão, não há dúvidas que o desenvolvimento por trás da nuca são ótimos para estimular o crescimento dos deltoides. Mas só porque um exercício é bom para um músculo, não quer dizer que ele seja bom para os seus ligamentos.

O principal problema com o desenvolvimento por trás é que ele é um movimento feito com os ombros em uma abdução externa e horizontal máxima. Em outras palavras, você é forçado a fazer o movimento no limite dos ligamentos do ombro.

Fazer o movimento até o limite do ligamento não é nada anormal, porém se torna muito menos seguro quando você é forçado a levar até o limite em toda repetição e série e com uma barra cheia de pesos nas mãos.

Enquanto é verdade de que os ligamentos dos ombros são os ligamentos mais móveis do corpo, ele é também o mais instável. Então, só porque você consegue colocar uma barra atrás da nuca, não quer dizer que você deve fazer movimentos repetitivos, contra uma carga na mesma posição.

É claro que existem pessoas que se dão muito bem com o desenvolvimento por trás da nuca e nunca tiveram problemas. Da mesma forma que existem pessoas que fumam e nunca tiveram um problema de saúde. Em ambos os casos você está apostando e a sorte não está ao seu lado.

2. Remada Em Pé



Você nunca deveria fazer remada em pé. Ponto final.

Assim como no desenvolvimento por trás da nuca, a remada em pé faz um ótimo trabalhado em estimular os músculos mediais do deltoide e a parte superior do trapézio. Infelizmente, este exercício também faz um ótimo trabalho em causar ou agravar a síndrome do impacto no ombro.

A síndrome ocorre quando o tendão do supra-espinal(no ombro) acaba inflamando devido a pressão contínua contra o acrômio acima dele.

O teste realizado por médicos para descobrir a existência da síndrome do impacto no ombro envolve colocar o ombro em uma posição que justamente coloca tensão sobre o supra-espinal, se o paciente demonstra dor é porque existe alguma inflamação.

O movimento que é usado para testar a síndrome tem o mesmo objetivo que o da remada em pé. Junte os pontos…

Para aqueles que irão fazer a remada em pé de qualquer jeito, pelo menos usem halteres, pois assim é possível aumentar a distância da pegada ao chegar na posição de cima do movimento. Isto é menos danoso às articulações do ombro comparado a remada em pé com barra.

3. Encolhimento Girando Os Ombros



O encolhimento de ombros é para construir massa muscular nos trapézios, certo ? Bem, a função primária dos trapézios é encolher ou elevar os ombros. Então faz sentido pensar que “encolher o ombro” constrói massa no trapézio. Até agora tudo bem, mas vamos dar uma olhada no que acontece quando você roda o ombro no topo do movimento:

Girar os ombros para frente move a linha de força para o lado anterior e longe do trapézio, justamente o contrário do que você quer fazer.

Além do ato de girar os ombros durante o encolhimento não ajudar no exercício, pode ser maléfico. Girar o ombro durante o encolhimento serve apenas para uma coisa: mostrar para todos na academia que você não tem a mínima idéia do que está fazendo.

Se você insiste em girar os ombros durante o encolhimento, pelo menos gire para trás. Dessa forma você pode dizer que o trapézio até está fazendo um pouco mais de trabalho. Não é tão efetivo como fazer o encolhimento corretamente, porém não é totalmente inútil como girar para frente.

4. Abdominais Girando O Tronco



Muitas pessoas preferem fazer os abdominais girando o tronco para atingir o abdômen e os oblíquos ao mesmo tempo, matando dois coelhos com uma cajadada só. Faz sentido, mas existe um problema…

Quando você faz um abdominal – ou um abdominal completo onde o lombar não permanece estável no chão – a vértebra lombar se inclina para frente, o que é chamado de flexão. O problema é que uma flexão espinhal coloca muita pressão sobre os discos intervertebrais.

Mas existe um movimento muito mais perigoso do que a flexão: uma flexão combinada com uma rotação. Infelizmente, é exatamente isso que acontece quando fazemos um abdominal girando o tronco.

Esta flexão com a rotação força o centro das vértebras onde os discos tendem a causar hérnia.

A não ser que você queira uma hérnia, evite girar o tronco nos abdominais ou qualquer flexão espinhal com rotação.

5. Stiff Com As Costas Arqueadas



Como mencionado acima, uma flexão espinhal(arcar a lombar) coloca muito estresse sobre o centro das vértebras dos discos. Em adição a flexão com rotação, ainda existe um outro tipo de estresse que é ainda pior que a flexão sozinha: a flexão com compressão.

Flexão com compressão também pode ser chamada de flexão sobre carga. Por exemplo: fazer o stiff com as costas arqueadas. (Só de pensar em alguém fazendo isso é doloroso).

Uma coisa é curvar as costas para encontrar nos dedos dos pés, outra coisa totalmente diferente e perigosa é quando você adiciona peso nisso. As forças da carga aumentam exponencialmente a tensão colocada sobre os seus pobres discos.

Fazer Stiff com as costas arquedas é pedir para ter hérnias de disco!

E não pense que só porque você já fez isso e não teve hérnias que você nunca terá. Hérnias de disco são causadas por lesões repetitivas e que ocorrem gradualmente com o tempo. Esse é o principal motivo do porque você deve proteger a todo custo a sua lombar, desde o inicio da sua carreira como “marombeiro”.

Além do stiff, as pessoas tendem a curvar as costas durante o agachamento, remada curvada e remada sentado. Independente de qual seja o exercício, sempre mantenha as costas retas durante todo o movimento, especialmente quando você está levantando pesos.

Estimule os músculos, mas com segurança!

Lembre-se, um exercício pode ser bom para os seus músculos, mas pode estar danificando os seus ligamentos. Os cinco exercícios acima não têm lugar no seu treino se você pretente ter resultados a longo-prazo.
Posted by Coderz LAB at 8:31 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest

Fim de ferias


Estou de volta Fim de ferias...
Posted by Coderz LAB at 8:23 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest

Saturday, February 5, 2011

Para vocês pararem de reclamar:

Pilates para chapar a barriga

Músculos durinhos e fortes, aparência bonita e postura saudável: tudo isso pode ser obtido com o pilates. Saiba como o método trabalha a região abdominal e prepare-se para deixar sua barriguinha chapada.


Texto • Thiago Perin
Não há quem não deseje ter aquela barriguinha bonita e cheia de força. E não há quem não reclame de como é difícil conquistá-la. Apesar de tão corriqueiro, esse objetivo não é fácil de ser alcançado. Nessa missão, muitos ralam nas academias, se dedicando à esteira, à bicicleta e às séries de abdominais, sem qualquer noção dos limites do corpo. É aí que surge o pilates como uma alternativa pra lá de interessante.

Neste método, o abdômen ocupa um posto bem importante, quase “presidencial”. A região é considerada por ele o centro do corpo, o ponto-chave de nossa constituição física, a área de onde se originam todos os movimentos. Por isso, ganha tanta atenção de seus praticantes. Para entender melhor, vale conhecer os seis princípios essenciais do pilates. Cinco deles são: respiração, concentração, controle, precisão e fluidez. O último é o chamado alinhamento, que consiste no equilíbrio do corpo a partir de seu centro – justamente o abdômen.

Os adeptos do método conhecem a região abdominal como powerhouse (em português, centro de força) e trabalham sobre a ideia de que é essa “casa de força” a responsável pela geração dos movimentos de todos os membros do corpo. Fortalecê-la, portanto, deve ser o principal objetivo quando se fala em equilíbrio corporal.


Localizado entre o tórax e a pelve (marcada pelo quadril), o abdômen guarda vários órgãos vitais do corpo, incluindo a maioria dos órgãos do sistema digestivo. Ele não possui ossos (a não ser as vértebras da coluna, que ficam na área das costas). Isso significa que é circundado apenas por paredes musculares – cinco diferentes camadas, para ser mais exato. Essas paredes protegem os órgãos e dão total sustentação à coluna vertebral. Uma postura correta, assim, é consequência direta do fortalecimento dos músculos abdominais.

Todos os exercícios do pilates têm foco inicial no powerhouse, de forma a estabilizar o torso e permitir o movimento livre das outras partes do corpo. A partir do momento em que o praticante ganha o domínio deste centro, os benefícios ao físico aparecem aos montes: cintura mais afinada, barriga chapada e definida, uma melhora considerável da fisiologia visceral, além da tão cobrada postura correta. Ou seja, saúde e beleza em perfeita união.

Se você parar para pensar sobre as inúmeras tarefas do dia a dia que exigem dedicação corporal, de carregar sacolas de compras até subir as escadas de casa, é fácil perceber por que fortalecer o abdômen é essencial. Ao levantar da cama de manhã, ao se abaixar para apanhar um objeto que caiu no chão ou mesmo ao tomar banho, os músculos dessa região certamente estão sendo estimulados.

Durante as sessões propriamente ditas de pilates, o abdômen permanece contraído durante todos os exercícios, dando sustentação para os movimentos dos braços e das pernas. O local deve ser controlado durante toda a aula, pois é a região que mantém estável a coluna vertebral, o que evita lesões.

Para conquistar o enorme pacote de benefícios trazidos pelo método, o praticante tem de estar bem concentrado ao fazer os movimentos, com total consciência do corpo e também da mente. Com o treinamento constante, o cérebro vai registrando a nova postura exigida para fazer os exercícios e, gradualmente, a incorpora como natural, o que evita dores posturais e lesões, além de ampliar a sensação de bem-estar.

Vale dizer que todo esse conceito de “centro do corpo” foi desenvolvido pelo criador do pilates com base na observação dos corpos em movimento. Para ampliar seu conhecimento, Joseph H. Pilates (1880-1967) estudou detalhadamente o treinamento de atletas olímpicos e bailarinos. Assim, pôde criar uma prática de ginástica que fosse capaz de curar as dores causadas por estresse muscular e má postura e, ao mesmo tempo, prevenir lesões.

Seguindo o exemplo deles, o praticante de pilares, sempre concentrado na região abdominal, alterna, a cada série, a direção e a intensidade da força aplicada sobre o corpo. Se no primeiro exercício ele executar flexões, no seguinte, com certeza, virão movimentos de extensão. É um sistema de compensação de forças. E, nesse sistema, o primeiro elemento a perceber os benefícios dessa dedicação ao pilates é justamente o seu querido abdômen.
Posted by Coderz LAB at 1:29 PM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Newer Posts Older Posts Home
Subscribe to: Comments (Atom)
Powered by Blogger.

Blog Archive

  • ►  2014 (36)
    • ►  February (8)
    • ►  January (28)
  • ►  2013 (697)
    • ►  December (87)
    • ►  November (103)
    • ►  October (79)
    • ►  September (84)
    • ►  August (95)
    • ►  July (129)
    • ►  June (86)
    • ►  May (17)
    • ►  April (4)
    • ►  March (5)
    • ►  February (3)
    • ►  January (5)
  • ►  2012 (106)
    • ►  December (8)
    • ►  November (16)
    • ►  October (6)
    • ►  September (5)
    • ►  August (9)
    • ►  July (6)
    • ►  June (8)
    • ►  May (11)
    • ►  April (24)
    • ►  March (3)
    • ►  February (8)
    • ►  January (2)
  • ▼  2011 (102)
    • ►  December (1)
    • ►  November (3)
    • ►  October (5)
    • ►  September (19)
    • ►  August (12)
    • ►  July (2)
    • ►  June (6)
    • ►  May (21)
    • ►  April (25)
    • ▼  February (7)
      • Lagoa de Arituba RN e suas atividades físicas não ...
      • Carnaval, academias lotadas e exercícios repetitivos.
      • Exercícios Aeróbicos para o Carnaval
      • Eles arrasam no Trapézio!
      • Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação
      • Fim de ferias
      • Para vocês pararem de reclamar:Pilates para chapar...
    • ►  January (1)
  • ►  2010 (45)
    • ►  December (3)
    • ►  November (2)
    • ►  October (5)
    • ►  September (4)
    • ►  August (1)
    • ►  June (3)
    • ►  May (5)
    • ►  April (3)
    • ►  March (5)
    • ►  February (12)
    • ►  January (2)
  • ►  2009 (25)
    • ►  December (3)
    • ►  November (11)
    • ►  October (11)

Fórmula 47 - Um Método Infalível Para Definir O Abdômen Em Apenas 47 Dias DOWNLOAD GRÁTIS