Enquanto médicos alertam que correr descalço
pode levar a lesões,
defensores dizem que treinar descalço
ajuda a corrigir a postura,
e reduz lesões nos pés, canela e músculos."
"Não existe ainda muito estudo sobre treinar descalço, mas pesquisas mostram que o uso de tênis nos exercícios gastam mais energia, e que pessoas correndo descalças gastam 4% menos oxigênio do que corredores com tênis.
Outra pesquisa mostra também que atletas descalços naturalmente compensam a falta de amortecimento e pisam de forma mais macia e controlada que corredores de tênis, sofrendo menos impacto e desgaste no resto do corpo.
Corredores descalços também tendem a pisar com o meio do pé, o que pode melhorar a corrida, e reduzir lesões."
O mesmo artigo também fala muito sobre vários treinadores que estão incentivando atletas a treinarem descalços para melhorar sua postura de treino , e também mostra que fabricantes de tênis já estão se preocupando com essa nova "onda" criando modelos que simulem essa liberdade de correr descalço,
vide: http://www.vibramfivefingers.com.
Uma outra situação muito interessante:
"Uma pesquisa canadense concluiu que um grupo fazendo uso de tênis com forte sistema de amortecimento estavam mais propensos a causar lesões do que aqueles que usavam tênis mais simples, eles também concluiram que tênis mais caros ocasionavam duas vezes mais lesões do que tênis mais baratos.
Os dados ainda não são conclusivos. Talvez seja porque compradores de tênis mais caros são mais propensos a lesões ou mais ativos, e mais a frente adquirindo lesões."
No comments:
Post a Comment